PGS, o Programa de Gerenciamento em Saúde da CAFAZ
A Organização Mundial de Saúde - OMS define como promoção da saúde o processo que permite às pessoas aumentar o controle e melhorar a sua saúde. E a prevenção, com certeza, é a melhor arma contra a instalação de doenças. Daí, resultam qualidade de vida e bem-estar.

Assim pensando, a CAFAZ criou o Programa de Gerenciamento em Saúde-PGS, que engloba um conjunto de ações que visam a diminuir, entre os beneficiários do Plano, as complicações e o número de internações decorrentes das mais diversas enfermidades.
O PGS assegura e amplia a participação de todos nos diversos Programas e Projetos da Caixa, que tem os seguintes objetivos:
• Promover saúde e prevenir doenças, com a identificação dos indivíduos de riscos ou doentes, monitorando-os.
• Proporcionar ações coletivas de melhoria da qualidade de vida, com adoção de hábitos saudáveis;
• Executar o gerenciamento de doenças (monitorização, educação e prevenção);
• Propiciar o gerenciamento de crônicos com sequelas na fase ativa da doença.
Monitoramento de Saúde
O Programa é pautado em estratégias de abordagem que possibilitam ao associado uma tomada de consciência quanto à realidade de sua saúde. É realizado mediante o acompanhamento dos pacientes, a verificação de sua ida ao médico, a realização dos exames de rotina e o uso correto e contínuo dos medicamentos prescritos. As ações têm por base os indicadores de saúde encontrados durante o estudo do perfil da população de beneficiários.
Cuidador
A meta, aqui, é preparar técnica e emocionalmente um familiar, amigo ou outro, para a prática inerente à rotina da pessoa que cuida. Esta pessoa deverá estar apta a prover as necessidades físicas e emocionais de um doente ou debilitado. A CAFAZ prepara, enfim, esse cuidador.
Bem-Querer
Projeto que privilegia mulheres em seu ciclo gravídico-puerperal. Foi criado para promover a gestação e um puerpério saudáveis, minimizando intercorrências, desenvolvendo orientação em saúde durante o ciclo em questão, por meio de visitas domiciliares educativas, etc...
PAD - Programa de Atendimento Domiciliar
Acompanha e controla, em domicílio, as condições de saúde dos beneficiários da CAFAZ com idade igual ou superior a 60 anos ou com alguma patologia crônica que o torne parcial ou totalmente dependente. Tem como premissa a humanização da atenção à saúde, à relação médico x paciente.

Desenvolve ações que proporcionam assistência integral à saúde dos beneficiários assistidos pelo programa, por meio de equipe com habilidade específica para esta prática, com programas para grupos de pacientes de acordo com a patologia apresentada. Informações: (085) 3101.2636 ramais 241/ 244